Artigos - 12 de Julho de 2018SERRA PELADA - Um exemplo para não ser seguido

É provável que todos já tenham ouvido falar da Serra Pelada. Uma montanha no Estado Pará, em plena floresta amazônica, famosa entre os anos de 1981 à 1992, pela busca incontrolada pelo ouro.
Se instalou ali o maior garimpo a céu aberto do mundo. Estima-se que mais de 100 mil homens passaram por lá. Mais de 42 toneladas de ouro foram tiradas de lá. Hoje o que se tem é uma cratera de 24 mil m2, transformada num lago pela ação das chuvas e pela perfuração de lençol freático em decorrência das escavações.
A Vale do Rio Doce era detentora do direito de explorar área, mas o perdeu pela invasão de garimpeiros atraídos pela facilidade inicial na retirada do ouro abundante ali encontrado no começo da década de 80.
Foi indenizada pelo Governo Federal que passou a autorizar a exploração pelos garimpeiros, pondo-se como único comprador do ouro tirado na serra.
As condições eram absolutamente precárias, com utilização de mercúrio líquido sem qualquer segurança ou cuidado para a separação do metal precioso. A exploração da mina era dividida entre os garimpeiros que guardavam esquema hierárquico entre eles, com postos de comando e “propriedade” dos barrancos (divisões dos terrenos da cava entre os garimpeiros, a princípio conseguidos à força, e depois por meio de sorteios). Os proprietários dos barrancos eram chamados de capitalistas, abaixo deles, estavam os meia-praça a quem cabia porcentagem de 2 a 5% do ouro encontrado, e abaixo destes estavam o cavador, o apontador, o apurador e o formiga.
A remuneração dos operários pouco dava para subsistência dos mesmos e logo instalou-se nas proximidades da Serra Pelada a “Vila Trinta”, um vilarejo repleto de bares, onde era comum o alcoolismo, a prostituição e os assassinatos.
É sem dúvida um exemplo do que a mineração mal planejada, sem estrutura, ausente de estudos e tecnologia pode causar. Deixar um rastro de devastação e destruição das riquezas minerais e ambientais do país.
A Serra Pelada não deve ser jamais a imagem que se tem da mineração. Atividade produtora de riqueza em todos os sentidos, econômica, tecnológica e social e que deve servir para o desenvolvimento das regiões mineralizadas e da sociedade como um todo.

18/04/2017
Glaucia Barreiro
Advogada

Artigos e Notícias

AS ENTIDADES BENEFICENTES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E SEUS TÍTULOS ? PARA QUE SERVEM?

Títulos das ONGs Títulos das ONGs... continuar lendo

ONG´S - devem ou não pagar impostos?

ONG pagam impostos? ONG pagam impostos?... continuar lendo

Terceirizar mão de obra é muito diferente de fraudar!

As empresas devem estar atentas quando escolherem terceirizar seus serviços! As empresas devem estar atentas quando escolherem terceirizar seus serviços!... continuar lendo

Cuidados na hora de comprar um imóvel.

A compra e venda de um imóvel, pode não parecer, mas é um negócio bastante complexo! Não A compra e venda de um imóvel, pode não parecer, mas é um negócio bastante complexo! Não... continuar lendo